Empreendedor: não perca tempo, aumente suas vendas!

No mundo empreendedor, a pergunta mais feita é:  – Como posso aumentar as minhas vendas?

Sabemos que a parte mais complicada é a prospecção. Então, separei algumas sacadas valiosas para você!

A atividade de prospecção deve ser tornar um hábito diário. O fato é que clientes vem e vão, surgem e desaparecem, e nada impede que o seu concorrente possa vir a se tornar o grande parceiro do seu prospect, não é verdade? Abaixo, dicas valiosas para aumentar suas vendas:

  • Qualifique seu prospect

Antes de sair por aí usando o seu escasso tempo, faça uma análise e veja se vale a pena ou não apresentar seus produtos ou serviços. Procure obter referências sobre as pessoas com as quais você pretende negociar. Qualificar e segmentar os clientes ou prospects demanda planejamento e pesquisa, mas pode evitar dores de cabeça futuras, tais como inadimplência, atrasos, perda de tempo e dinheiro tentando vender para quem não tem o perfil que o seu negócio deseja.

  • Vá ao lugar certo

Os seus clientes potenciais não estão todos soltos por aí, largados. Perceba que tanto nós, como eles, temos interesses em comum e devem participar de associações de classes, feiras, grupos de empresários, exposições, eventos, congressos…  É claro que é impossível você participar de tudo, mas não participar de nada é o maior erro, e acredite, é o mais comum deles. Pior ainda é quando o vendedor participa de alguma feira ou congresso e fica à caça, não de clientes potenciais, mas sim de brindes, bebidas e comidas. Aí, o evento termina e você não fez nada, só ganhou peso!

  • Registre suas impressões e anotações

O que você conversou com o cliente ou fornecedor, onde o conheceu, teve algum detalhe importante que ele mencionou sobre a vida pessoal dele, como filhos, casa ou até hobbies? É isso mesmo! Não tem como deixar registrado tudo na cabeça. Faça anotações no cartão de visita, depois registre tudo e mais um pouco no seu relatório de visitas. Assim, você irá se sentir muito mais preparado para uma segunda abordagem e quem sabe uma futura venda.

  • Seja profissional

Evite visitas sem marcar horário, isso causa uma péssima impressão e atrapalha os horários do seu cliente. Prepare seu roteiro e elabore seu Pitch – sua breve apresentação. Caso receba uma indicação de última hora e esteja próximo do cliente, ligue antes para saber se é possível recebê-lo. Lembre-se a primeira impressão é a que fica. Leve folders, catálogos, brindes, produtos, amostras. Esteja preparado e mostre-se eficaz e profissional.

  • O corpo fala

Cuidado com a postura corporal e nada de intimidades com quem você ainda não conhece. Nem pense em falar mal da concorrência, não seja indiscreto, nada de prometer o que você não sabe se pode cumprir e não use a palavra “preço”, substitua pela palavra “valor” ou “investimento”. Ouça muito e comece já no primeiro encontro deixando claro que você está ali para agregar valor à necessidade de seu futuro cliente e entendê-lo.

  • Inovação

Aprimore sempre o seu método de prospecção. Sei que às vezes isso parece difícil, chato e com resultados demorados, mas lembre-se que todo cliente um dia já foi um prospect.

Eu sou o Fernando Gaspar, empreendedor nato, fundador do Studio Office, da Studio Doze e CEO da Conexão Empreendedora. Conheça mais informações sobre vendas, empreendedorismo, marketing, inovação, gestão e demais assunto aqui: conexaoempreendedora.com